Da Ideia ao Click: Profundidade de Campo


Olá pessoal! Hoje, vamos dar continuidade a série de posts "Da Ideia ao Click", ensinando um pouco mais sobre fotografia, e dando umas dicas, sobre como melhorar as suas fotos.

O tema de hoje é "Profundidade de Campo" que você também deve conhecer como "Métrica de foco". Que consiste na 'palheta' de distâncias, a partir do foco, para frente ou para trás, que possui nitidez aceitável. Que depende de vários fatores, o mais importante deles, a Abertura do Diafragma (Caso você não saiba manusear essas configurações de diafragma, acesse o link da página).

Para entender melhor, tirei 3 fotos, com aberturas diferentes. E usei 3 áreas de foco:








1. Copo de suco (Foco)
2. Notebook
3. Árvores~









Nessas três fotos, dá pra perceber que quanto maior a abertura do diafragma, ou seja, menor o número (f/ x.x) a profundidade de campo aumenta, deixando os objetos desfocados a uma distância menor do que está sendo focado.

Por exemplo, com abertura f/5.6 as árvores praticamente não apareceram. Ficaram completamente desfocadas. Já com abertura f/32 (O máximo da câmera) As árvores apareceram, e até dá pra arriscar ler alguma coisa na tela do computador. Isso porque, o foco está no copo. o objeto mais próximo da lente da câmera.

Isso ocorre com o que está adiante ao foco, por exemplo, se meu objeto principal fosse o notebook, com abertura f/5.6 o copo de suco também ficaria desfocado. Interessante né?

Então, lembre-se, caso queira DESFOCAR objetos próximos ao seu assunto , deixe a abertura do diafragma, em um número PEQUENO, por exemplo, f/ 2.8. Assim a profundidade de campo será maior.

Bem simples né? Espero que tenham gostado! Enviem suas fotos pra gente, no e-mail labellecubisme@gmail.com. E não esqueçam de compartilhar com seus amigos! Um Beijo!