Da Ideia ao Click: Introdução


   Olá pessoal. Esse é meu primeiro post aqui no blog. E resolvi começar falando do motivo pelo qual aceitei o projeto ‘Cubisme’: A Fotografia.
   Resolvi começar uma série de textos sobre os principais conceitos fotográficos que deveríamos saber para manusear corretamente as funções das câmeras. Para tirar maior proveito de suas fotografias.
   Cada conceito terá um post totalmente dedicado a ele. Onde tentarei explicar da forma mais simples possível. Para que até o mais leigo, consiga fazer boas exposições com uma DSLR
Falando em DSLR, teremos um espaço no blog, abordando o tema: “Qual câmera comprar”, onde eu espero poder ajudar você a comprar a sua primeira, segunda ou décima câmera. Desde uma compacta até uma DSLR Full Frame.

   Então, para deixar claro, os conceitos abordados aqui no blog, serão:
          ·         Introdução
          ·         Exposição e Fotometria
          ·         Abertura de diafragma
          ·         Velocidade do Obturador
          ·         Balanço de branco
          ·         Profundidade de Campo
          ·         Distância Focal
          ·         Sensores
          ·         Especial: Lighting Painting

          


   
   Para começar, então, vamos aos primórdios e entender, exatamente, o que é fotografia, que vem do Grego: “Fós” que significa “Luz” e “Grafê” que significa “Escrita”. Portanto, fotografia é de ato escrever com a luz. Ou seja, Aquela foto que sua mãe tirou de você quando você era um bebê, é luz, escrita em forma de ‘pixels’ no papel. Curioso, não ?
   E para que não entre muita luz, ou pouca luz pela lente de sua câmera. Nós podemos alterar algumas configurações da câmera, fazendo com que a câmera receba a quantidade exata de luz para que aquela foto fique boa.
   Parece um bicho de sete cabeças, certo? Mas não é. E no próximo post da série “Da Ideia ao Click” vou explicar melhor sobre como a luz se forma em imagem e porque é tão importante sabermos medir a quantidade de luz que entra em nossas câmeras.

   Um forte abraço. E até lá!