Da Ideia ao Click: Exposiçào e Fotometria




Olá pessoal! Hoje vamos dar continuidade a nossa série de posts com dicas e informações pra quem tá começando a tirar fotos, ou mesmo pra quem quer uma abordagem mais prática do assunto. E hoje vamos falar de Fotometria, ou Exposição.

Como vimos no post anterior “Da Ideia ao Click: Introdução” Fotografia é o ato de escrever ou registrar a Luz. Essa luz pode ser incidente ou refletiva. Todas as câmeras, hoje, trabalham com sensores de luz refletiva, ou seja, a luz reflete no objeto e se projeta no sensor da câmera.

Pois bem, sabendo disso, pode-se dizer que Fotometria é o ato de medir a luz. Isso mesmo, em números! Quando vamos fotografar, podemos perceber, no visor da câmera uma espécie de “régua”, com um zero no centro. +1 e -1 nas extremidades (os valores das extremidades pode mudar de acordo com a câmera). Essa régua, se chama “Fotômetro”


Acontece que quando nós apontamos a câmera para o objeto a ser fotografado, a câmera vê exatamente o que você quer focar e mede a quantidade de luz que está entrando pela lente da câmera. Naquele momento.

Caso o indicador do fotômetro esteja fora do zero, mais próximo do ‘ -1 ’ Isso significa que está entrando menos luz do que o ideal pela lente da câmera. Então a imagem ficará subexposta.

Caso o indicador esteja fora do zero, mais próximo do ‘ +1 ’ Isso significa que está entrando mais luz do que o ideal na câmera. Ou seja, a imagem ficará superexposta.
No exemplo a seguir temos três fotos. Na Imagem 1, o indicador do fotômetro estava no zero. Portanto a imagem estava BEM EXPOSTA. Na Imagem 2, O indicador`do fotômetro está mais próximo do ‘ -1 ’. Portanto a Imgem ficou SUBEXPOSTA. E na imagem 3, o indicador do fotômetro está mais próximo do ‘ +1 ’. Portanto a imagem ficou SUPEREXPOSTA


1. BEM EXPOSTA 2. SUBEXPOSTA 3. SUPEREXPOSTA


Então é isso pessoal. A partir do próximo post começaremos a falar sobre como controlar as funções da câmera para sempre que possível deixar o fotômetro em 0. Para as fotos saírem com a quantidade de luz ideal. Começando pela Abertura do Diafragma.

Até lá. Um abraço!